Baixe a Tabela INSS no link abaixo


Em 26 de março de 1988 foi criado o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – e está vinculado ao Ministério da Previdência Social (MPS) com a definição jurídica estabelecida no Decreto-Lei nº 200/67 e por Decreto determinou a fusão do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS), com o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).

Esta Instituição ajuda, de forma democrática e, dentro do possível, diminuir a desigualdade social – quando por motivos alheios à nossa vontade (perda da capacidade do trabalho por motivos de: doença, gravidez, acidente, prisão, morte ou idade avançada) – assegurando o sustento do trabalhador e de sua família.

Mas nada disso vem de graça! Temos que dar nossa contribuição para que este seguro seja efetivado!

Essa contribuição é descontada todo mês da folha de pagamento do trabalhador, antes mesmo deste receber o valor total de seu salário e há também um limite máximo para este desconto do INSS. Quando o empregado tiver como salário um valor superior ao limite máximo de contribuição, só é admissível descontar do salário um valor estabelecido, chamado de teto. Mesmo ganhando mais, não poderá contribuir com mais dinheiro. Lei n. 8.212/91; Decreto n. 3.048/99 e Instrução Normativa RFB n. 971/09.